“Medicina e Espiritualidade: Redescobrindo uma antiga aliança” – Parte III

“Medicina e Espiritualidade: Redescobrindo uma antiga aliança” – Parte III

Resenha elaborada pela Profa. de Bioética, Dra. Jennifer Braathen Salgueiro, PhD GPPG/HCPA

“…o valor mais alto e importante que confere sentido a existência.”

“Para a pessoa religiosa, este valor é Deus. Para a não religiosa, este valor pode ser a liberdade, a justiça, a verdade, a humanidade, etc. Mas a pessoa não espiritual encontra-se centrada em si mesmo, de uma maneira míope e egocêntrica. O egocentrismo é o mais oposto a uma genuína espiritualidade; p.904 · Os médicos resistem a espiritualidade e a oração para a saúde humana porque isto foi internalizado durante o processo de sua formação; p.904 · Benson sustenta que a tendência dos seres humanos a religião e a experiência espiritual está inscrita em nossos genes. Nós fomos desenhados para crer. Para ele a fé em Deus é tão natural para a humanidade como o instinto de lutar e fugir; p.906·”

Referência: Ferrer, J. Medicina y Espiritualidad: redescubriendo uma antigua alianza. In: Bioética: um diálogo Plural (Homenaje a Javier Gafo Fernández). Madrid: Ed. Univ. Pontificia Camillas, 2002: p.891-917.

Crédito da imagem ao blog Foco em Gerações

O advento da Bioética médica marcou a abertura de um diálogo global construtivo entre as ciências e o campo das humanidades. E nada mais plural do que a integração a este debate da espiritualidade e da religiosidade. Foi com esta visão emergente que o Grupo de Bioética do HCPA*1, coordenado pelo Dr. Goldim, pesquisou 16 diferentes denominações religiosas, a fim de investigar o ponto de vista religioso diversificado sobre temas como a vida, morte, aborto, doação e tranfusão de sangue, células-tronco, etc… Resultou no livro: Bioética & Espiritualidade. A Ciência Cristã teve a honra de participar e agradecemos o convite, estamos no aguardo da segunda edição do livro. *1 Hospital da Clínicas de Porto Alegre-RS ligado a UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Crédito à Allison Norberto

Este trabalho de pesquisa é uma demonstração da boa vontade da classe médica de fomentar o diálogo aberto com a sociedade, com profundo respeito a sua diversidade de opinião, de crença e privilegiando a auto determinação individual do paciente. Neste sentido, a Ciência Cristã, estará sempre aberta ao debate público, no que tange a saúde, bem-estar e direito de escolha do paciente – termo que é usado na prática pública da Ciência Cristã, diz respeito à pessoa que optou por confiar no poder de Deus e da oração para o tratamento de sua saúde, por meio de um Praticista da Ciência Cristã – um profissional membro da igreja que dedica-se, em tempo integral, a atender chamados de pacientes que optam pela cura cristã ou cura espiritual, utilizando única e exclusivamente a oração tal como ensinada na Ciência Cristã.

Aviso do Blogger: Para não ficar muito longo este post terá uma continuidade amanhã …

Referências

Bioética: o início da história.  Site do UOL – Seção Saúde.

EDDY, Mary Baker. Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras. ISBN 0-87952-209-7

SALGUEIRO, Jennifer Braathen. Medicina e Espiritualidade – Redescobrindo uma antiga aliança. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/bioetica/ferrer.htm> Acesso em: 14.abr.2011


Anúncios

Sobre Blog Bem Viver

Blog Bem Viver Twitter @Metafisica_cura Ativista no processo de construção, colaborativo e coletivo, da espiritualidade aberta e universal que a todos abençoa catalizando a cura e o progresso espiritual.
Galeria | Esse post foi publicado em Ciência, Espiritualidade & Saúde Social e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s