A espiritualidade expande o conceito de saúde: como anda sua vida digital?

Agradecimento: Ontem recebi um texto muito interessante do filósofo católico Geraldo Trindade, o qual agradeço muitíssimo. Ele tem um blog chamado “Pensar Paralelo”.  No texto Geraldo menciona que a campanha da fraternidade de 2012, empreendida pela CNBB, no Brasil é: “Fraternidade e Saúde  Pública”. Seu artigo tem como título: “A importância do cuidado espiritual da saúde” tem um viés humanitário e fraternal apresentando a espiritualidade e a religiosidade como fortes aliadas no bem estar e qualidade de vida do paciente e dos cuidadores. O artigo pode ser lido no blog do filósofo, fiquei feliz em ver vários pontos que coincidem com a consciência que estamos buscando desenvolver pela temática principal do blog bemviver.me.

Alguns pensadores: jornalistas, psicólogos, filósofos, professores, religiosos e outros profissionais da área científica têm lançado alertas em relação aos prejuízos à mente de passar horas na Internet – uma mazela de saúde social de nosso tempo. Que ao invés de socializar tem uma tendência a aprisionar e emburrecer. Abaixo um mini-vídeo (1,36m) de uma empresa do Oriente que abordou esta temática numa propaganda surpreendente:

Uma perspectiva, à luz da espiritualidade proposta pela Ciência Cristã, encontrei neste artigo de Tony Lobl, intitulado:Conexão Ininterrupta com Deus publicado na revista O Arauto da Ciência Cristã. 

A Folha de São Paulo, em 27/1/12 publicou uma matéria bem interessante, intitulada:Cresce debate sobre aspectos nocivos de viver o tempo todo na Internet” – recomendo também uma leitura atenta em ambos os artigos!

E, parece que não há outro jeito a não ser o da moderação. Trocar a telinha por um passeio na praça, andar de pés descalços na grama, uma boa leitura, ir a igreja ou a Escola Dominical, bater um papo presencial com os amigos – olhos nos olhos -, reservar um tempinho para estudar, orar, dar uma demonstração pública de seu amor por alguém – um ente querido, um amigo, alguém em dificuldade, enfim, atitudes simples como essas ainda são consideradas o melhor modo de interação social e humana!  Experimente interagir nessa rede social mais viva e presencial – em tempo real, lá fora!!!

Sensibilizado por este alerta à consciência social, tomei a decisão de reduzir o número de posts neste blog. No ano passado, estava com um plano de publicação de 1 post a cada dia útil, exceção de quartas-feiras. Esta estratégia, apontou no relatório anual da WordPress, uma eficiência comunicacional em torno de 80% – para mim uma marca inimaginável, só alcançada pela gentileza e interesse dos internautas. A quem reitero minha gratidão! E é claro uma gratidão ao fluir da inspiração divina, essencial e fundamental! (Obs: ao abrir a tela do relatório, tem que clicar no 2º iconezinho no canto superior esquerdo da tela para ver um relato sucinto e explicativo – é genial este tipo de relatório gráfico e animado!)

Além do motivo mencionado acima, iniciei uma “reclusão forçada” das redes sociais para dedicar-me a 2 projetos profissionais e um acadêmico (na área de pós graduação em saúde e espiritualidade) que consumirão grande parte de meu tempo livre! Ao final de março, início de abril, devo voltar a atender às altas demandas das redes sociais. Conto com a compreensão de tod@s! 

Vale a pena compartilhar uma experiência pessoal com relação a algumas reclamações por parte de minha esposa, há questão de uns 2 a 3 anos atrás, de que eu passava mais na frente do Notebook do que com ela. Pausa dramática: ela tinha razão em seu diagnóstico! Cabe mencionar que o uso era profissional e, era o tempo que tinha para dedicar a manter os saites e blogs colaborativos na área religiosa, da saúde e da espiritualidade, além dos trabalhos acadêmicos.

Para terem uma ideia da dimensão de minha inserção na esfera pública do ciberespaço: além de ser webmaster, sou webinsider voluntário e arquivista pesquisador autônomo, atualmente mantenho 1 arquivo digital histórico – protótipo, 5 saites, 8 blogs – 1 de pesquisa em Gestão do Conhecimento, 7 twitters, 2 canais no You Tube, 5 grupos no Facebook, verbetes no Knol e na Wikipédia, etc… Ufa… 

Diante da reclamação de minha esposa, havia duas opções: ou eu reagia e teríamos um conflito, ou precisávamos curar (resolver) a situação, no mais breve tempo. A segunda opção prevaleceu, pois, como resultado de orações, buscamos compreender que só Amor divino é a única inteligência que controla todos os detalhes de nossa vida, incluindo as emoções e sentimentos.  Então minha esposa virou uma empreendedora social de sucesso, e, pasmem, toda a divulgação da sua empresa, Flor do Sul, é em cima da Internet.

Resumindo: esses dias minha esposa estava com 3 notebook em cima da cama! Lugar antes reservado ao descanso, hoje também é usado para trabalhar “um pouquinho mais” antes de dormir. Eh eh eh eh.

Vejam só, o processo de cura cristã, deu-se pela via mais inusitada, pois a consciência divina atuou de tal forma que novas oportunidades de progresso e realização pessoal abriram-se para minha esposa e não houve espaço para brigas. Como resultado, a compreensão mútua, o respeito profissional, apoio e a tolerância continuam a reinar em nossas consciências e cotidiano! O que é o normal e natural para qualquer casal, em conformidade com a lei de Deus, a lei da harmonia suprema!

As imagens são da Internet. Re-editado em 9-2-12.
Anúncios

Sobre Blog Bem Viver

Blog Bem Viver Twitter @Metafisica_cura Ativista no processo de construção, colaborativo e coletivo, da espiritualidade aberta e universal que a todos abençoa catalizando a cura e o progresso espiritual.
Galeria | Esse post foi publicado em SAÚDE SOCIAL, USO MODERADO DA REDE, WEB SAÚDE e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A espiritualidade expande o conceito de saúde: como anda sua vida digital?

  1. Elisabeth Zir Friedrichs disse:

    Interessante, justamente na manhã de hoje decidi organizar-me com a “tal” internet. Ainda não defini bem o que fazer, mas sei que o face book será visualizado à tardinha, o blog receberá apenas duas atualizações semanais e as visitas aos blogs amigos apenas nas tardes de domingo. Ainda falta definir as respostas aos comentários no blog.
    Mas, enfim terei mais tempo para estudar e preparar-me para o Curso Primário da Ciência Cristã em julho.
    Abraço fraterno,
    Elisabeth.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s