Recuperando o amor e a humanidade na saúde – Dra. Christina Puchalski MD (GWish)

Foi uma grata satisfação ter participado na reunião aberta do NEISE – Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Saúde e Espiritualidade do Hospital Univesitário de referência nacional, ligado à UFRGS -conhecido como HCPA – Hospital das Clínicas de Porto Alegre-RS. Recentemente veiculado no programa dominical da Rede Globo, como um dos melhores hospital universitário do Brasil em infraestrutura tecnológica de atendimento hospitalar.

Um dos aspectos práticos apresentados e fruto do trabalho do NEISE, no que tange a abordagem da espiritualidade, foi o cadastro de 10 instituições religiosas , até o momento, e seus representantes, para servir de canal de comunicação entre os profissionais de saúde do HCPA e àqueles paciente que manifestarem o interesse por um atendimento espiritual individualizado durante a internação hospitalar.

É oportuno registrar uma profunda gratidão pela abertura aos padrões de qualidade da Joint Commission International (JCI) por parte da Direção do HCPA, à sensibilidade dos gestores em atender à recomendação dessa certificação internacional de qualidade para aprimorar o espaço de abordagem das crenças e valores espirituais dos pacientes. Os integrantes do NEISE são dois jovens médicos: Dr. Juglans Alvarez (cirurgião cardíaco) e Dr. Emanuel Burck dos Santos (cirurgião urologia), e, enfermeiras das quais 3 conheço os nomes: Márcia Weissheimer, Luciana Winterkorn Dezorzi e Marta Góes. O público estava com mais de 70% de servidores do próprio HCPA, os jalecos brancos predominavam. Havia também representantes de religiões, psicólogos e leigos interessados.

Um dos pontos alto da reunião de 2hs de duração foi o vídeo legendado de 13min que dá uma noção do trabalho inovador desenvolvido há 20 anos pela Dra. Christina Puchalski, médica e professora da Universidade de George Washington, além de Diretora do George Washington Institute for Spirituality and Health (GWish). Sua abordagem prática da espiritualidade inclui  a arte de saber ouvir o paciente, encontrar a sua espiritualidade inata e usar essa habilidade como um modo de agregar humanidade na atenção à saúde do paciente. Abaixo uma das brilhantes definições de espiritualidade sugeridas pela Dra. Puchalski:

“Espiritualidade pode ser definida como aquilo que traz significado e propósito à vida das pessoas. Essa definição é utilizada como base em cursos médicos sobre espiritualidade e saúde. A espiritualidade é reconhecida como um fator que contribui para a saúde e a qualidade de vida de muitas pessoas. Esse conceito é encontrado em todas as culturas e sociedades. É expressa como uma busca individual mediante a participação de grupos religiosos que possuem algo em comum, como fé em Deus, naturalismo, humanismo, família e arte.” (Puchalski, 1999)

Eis abaixo o vídeo, legendado, que mostra os bons resultados do uso da espiritualidade no cuidado do paciente, e é inspirador para todos aqueles que têm o sentimento de que há um modo de abordar a demanda espiritual do paciente pela via da proximidade, do amor, da alteridade e da compaixão. Novos caminhos são possíveis no resgatar a humanidade e dignidade de cada ser: paciente e profissional de saúde:

Mais informações sobre: Christina M. Puchalski, M.D. George Washington Institute for Spirituality and Health (GWish)
Anúncios

Sobre Blog Bem Viver

Blog Bem Viver Twitter @Metafisica_cura Ativista no processo de construção, colaborativo e coletivo, da espiritualidade aberta e universal que a todos abençoa catalizando a cura e o progresso espiritual.
Galeria | Esse post foi publicado em Bioética e Espiritualidade, CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE, CIÊNCIA E RELIGIÃO, CIÊNCIA E SAÚDE, MEDICINA & ESPIRITUALIDADE, NEISE - NÚCLEO ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s