Senso de Bem Viver

Este novo conceito de “Bem Viver” foi brilhantemente sintetizado pelo filósofo e escritor brasileiro, Leonardo Boff, num artigo do Jornal Brasil de Fato, intitulado: “Bem Viver: contribuição da América Latina para uma geossociedade”, eis alguns pontos que ajudam a dar o sentido da espiritualidade do “bem viver” – “o processo de vida em plenitude”:

“O “Bem Viver” está presente ao longo de todo o continente Abya Yala (nome indígena para o Continente sul-americano), do extremo norte até o extremo sul, sob muitos nomes dos quais dois são as mais conhecidos: suma qamaña (da cultura aymara) e suma kawsay (da cultura quéchua). Ambas significam: “o processo de vida em plenitude”. Esta resulta da vida pessoal e social em harmonia e equilíbrio material e espiritual. Primeiramente é um saber viver e em seguida um saber conviver: com os outros, com a comunidade, com a Divindade, com a Mãe Terra, com suas energias presentes nas montanhas, nas águas, nas florestas, no sol, na lua, no fogo e em cada ser. Procura-se uma economia não da acumulação de riqueza mas da produção do suficiente e do decente para todos, respeitando os ciclos da Pacha Mama (Mãe Terra, Universo) e as necessidades das gerações futuras.  (Leonardo Boff) Grifo nosso.

O Mestre cristão, Cristo Jesus, sintetiza assim o bem viver: “…eu vim para que tenha vida e a tenham em abundância.” João 10:10

Uma resposta para Senso de Bem Viver

  1. Pingback: Lançamento do logo do blog Consciência Salutar « Consciência Salutar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s